terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O SER


O que é o ser?

Para Kant, o SER não é um predicado real, isto é, um conceito de uma coisa que poderia ser acrescentado ao conceito de coisa.

Enfim, o ser é definido (precisa ser definido?) por si mesmo ou por seu atributo? Eis o que discute a Ontologia, disciplina nascida do útero da filosofia.

Na verdade, desde Platão e Aristóteles que a filosofia tenta apresentar uma distinção entre as coisas individuais e seus atributos. No mundo da experiência, os atributos são fundamentais para se distinguir uma coisa, como por exemplo a altura, o peso, as dimensões, etc. Mas será que isso é realmente fundamental para se estabelecer um critério de diferenciação das coisas?

Para Platão, as coisas fundamentalmente reais prescindem da compreensão de seus atributos, uma vez que a coisa verdadeira é definida pelo que ele chamou de "formas", que são tipos de coisas ideais, eternas e imutáveis que estão fora da mundo da experiência. Isso fez com que as "formas" sejam realmente a essência das coisas e tudo o que for suscetível à experiência só é real na medida em que participa da "forma".

Aristóteles, fiel aluno de Platão honrou a filosofia discordando de seu mestre, na medida em que alegou que o pensamento de professor não tinha nada a ver. Para ele a coisa considerada em si, no mundo mesmo da experiência, que ele chamou de substância, é o que realmente interessa para se compreender a coisa. Ou seja, para Aristóteles as substâncias não dependem das "formas" ou de seus atributos; pelo contrário, os atributos é que dependem de que as substâncias os possuam. 

Essa foi somente uma primeira discussão sobre a realidade das coisas. A partir daqui as coisas começam a esquentar, onde começam a aparecer na filosofia a discussão sobre a natureza das substâncias, surgindo um incrementado debate ontológico com questões sobre a natureza do ser, donde as discussões navegavam entre os monistas, os dualistas, os pluralistas, os materialistas, os idealistas, etc.

Mas isso será tema para as próximas postagens!